organizer logo

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UFMS 2024 [2º SEMESTRE]

DADOS DO CARGO
LOTAÇÃO
Campus de Paranaíba
NOME
Multidisciplinar / Ensino / Ensino de Ciências e Matemática [838]
QUANTIDADE
1
CLASSE
Adjunto A
REGIME
20 horas semanais
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação em Matemática/Licenciatura

Doutorado, Mestrado ou Especialização em uma das Áreas de Avaliação abaixo:

Educação
Ensino
Matemática/Probabilidade e Estatística
Interdisciplinar
Engenharias III
Engenharias IV
PROGRAMA
Programa para a Prova Escrita:

1. O ensino de Matemática a partir da metodologia de Resolução de Problemas.
2. A Modelagem Matemática no ensino de Matemática
3. O uso da História da Matemática no ensino de Matemática
4. O uso de Investigações Matemáticas em sala de aula.
5. A utilização do Laboratório de Matemática na Educação Básica.

Programa para a Prova Didática:

1. O ensino de Matemática a partir da metodologia de Resolução de Problemas.
2. A Modelagem Matemática no ensino de Matemática.
3. A utilização do Laboratório de Matemática na Educação Básica.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Bicudo, Maria Aparecida Viggiani; Borba, Marcelo de Carvalho (Org.). Educação Matemática: Pesquisa em Movimento. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2005.

Biembengut, Maria Salett; Hein, Nelson. Modelagem Matemática no Ensino. São Paulo: Contexto, 2009.

D'ambrosio, Ubiratan. Educação Matemática: da Teoria a Prática. 12. Ed. Campinas: Papirus, 2005.

Lorenzato, Sérgio. O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas: Autores Associados, 2006.

Malheiros, Ana Paula dos Santos; Meyer, João Frederico da Costa de Azevedo; Caldeira, Ademir Donizeti. Modelagem em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica 2011.

Miguel, Antonio; Miorim, Maria Ângela. História na Educação Matemática: Propostas e Desafios. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

Onuchic, Lourdes de La Rosa; Allevato, Norma Suely Gomes; Noguti, ; Fabiane Cristina Höpner; Justulin, Andresa Maria. Resolução de Problemas: Teoria e Prática.2. Ed. Jundiaí: Paco editorial, 2021.

Ponte, João Pedro da. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.